PROJETOS

A Santa Casa da Misericórdia de Coruche tem definidos para 2019 os seguintes investimentos:

investimentos

De todos os investimentos são de salientar:

Remodelação dos apartamentos do Lar com um custo total de 206.779,00 com a comparticipação de 85% a fundo perdido.

Instalação de 400 painéis solares para autoconsumo no valor de 135.000,00

Igreja, tendo em conta o interesse histórico da mesma é de efetuar algumas referências. A igreja da Misericórdia de Coruche é um edifício de origem seiscentista que foi objecto de alterações no século XVIII, sobretudo após o terramoto de 1755, e mais tarde alvo de uma extensa campanha decorativa no final do século XIX. Ao longo do século XX sofre algumas intervenções que a descaracterizaram e nas últimas décadas foi objecto de algumas beneficiações localizadas, mas pouco documentadas, permanecendo deficitária do ponto de vista da sua conservação patrimonial e da sua valorização social e urbana.

Atendendo ao seu deficiente estado de conservação, nomeadamente aos problemas estruturais e à degradação de pintura decorativa interior, decorrente de antigas infiltrações, decidiu a Santa Casa da Misericórdia concorrer ao Fundo da Rainha Dª Leonor, criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em 2015, para apoiar Misericórdias de todo o país, em projecto deste tipo. Após candidatura foi decidido apoiar o referido projecto em 50% do custo total da obra até ao máximo de 300.000,00 euros.

Como condição, impôs-se p prazo de dois anos para concluir a intervenção prevista que inclui a reabilitação estrutural da Igreja e a conservação e restauro do seu interior decorativo.