A Santa Casa, além da actividade da Farmácia, desenvolve Cuidados de Saúde com Internamento na UCCI Luís Dias, com objectivo de reabilitar e reinserir os utentes numa perspectiva bio-psico-social.
Com o intuito de utilizar e rentabilizar as infraestruturas existentes, aproveitou-se a alteração na legislação para aumentar o número de camas protocoladas entre a UCCI “Luís Dias” e a Rede Nacional de Cuidados Continuados. Passou-se de 15 camas para 16 em cada tipologia de cuidados, sem necessidade de aumentar os Recursos Humanos.
Farmácia
A Farmácia é o principal centro de valor da Santa Casa a gerar recursos financeiros para a prossecução dos seus objectivos na Área Social.
Para o 2019, a previsão é de um ligeiro aumento de 1%, continuando o esforço na melhoria de resultados já alcançados com o reforço das margens de vendas, tentando ao mesmo tempo a motivação da equipa e o controle das perdas.
Como medida adicional foi discutido e acordado o alargamento de horário para os Domingos e Feriados, na expectativa de aumentar a média de atendimentos semanal e melhorar acesso aos nossos serviços, alteração esta que terá efeito no início de Janeiro de 2019.
Esta alteração será avaliada em Março, para que se possa medir convenientemente o resultado desta evolução.
Propõe-se assim para 2019:
- Alterar os horários de funcionamento da farmácia, passando a trabalhar todos os dias do ano;
- Continuar com a realização de campanhas de informação aos Utentes.
Unidade de Cuidados Continuados Integrados
A celebração dos 10 anos da Rede Nacional de Cuidados Continuados evidenciou a necessidade de repensar o sistema, de forma a dar resposta à situação de saturação da tipologia de Longa Duração, que se tem transformado em espaços onde os utentes permanecem muito mais tempo do que o legislado e aguardam integração em lares. A UCCI “Luís Dias” tem vivenciado também essa realidade, tendo como grande desafio a procura de respostas para os utentes desta tipologia. Por outro lado, na Unidade de Média Duração tem-se assistido à coexistência de admissões de pessoas com perfis de ambas as tipologias, sendo necessário que as equipas de colaboradores se ajustem a esta realidade.
Para 2019, os objectivos propostos incluem:
- Aumentar as actividades com os utentes e melhorar a planificação das mesmas, com a envolvência de mais elementos da equipa multidisciplinar;
- Desenvolver actividades dirigidas à equipa com o intuito de melhoria do desempenho profissional (formação) e de prevenção de saídas de colaboradores;
- Criação de um espaço terapêutico, cuja funcionalidade seja transversal às diferentes áreas: Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Animação Sociocultural.