Serviço de Apoio Domiciliário

Serviço de Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário é a resposta social que pretende contribuir para o retardamento da institucionalização das pessoas.

Os grandes objetivos deste serviço são o combate à solidão, o evitar do isolamento social, a promoção da independência do utente e o atrasamento da sua entrada em ERPI.

A sua atividade garante o acompanhamento e a resposta às necessidades dos utentes, disponibilizando também serviços complementares no âmbito da promoção da autonomia e de uma vida ativa, estimulação cognitiva e de convívio interpessoal fora dos domicílios.

Os serviços prestados vão desde a prestação dos cuidados de higiene ao serviço de refeições.

Apesar de todos os esforços para a independência do utente, o crescente aumento do grau de dependência dos utentes representa o grande desafio desta valência, em especial em termos de recursos humanos, dado a crescente complexidade nos serviços prestados. Neste contexto, é frequente o acompanhamento da Diretora Técnica aos utentes e às equipas de trabalho para avaliação contínua das necessidades individuais e de qualidade dos serviços prestados.