Lar "Maria Clarisse Lereno"

Lar D. Maria Clarisse e Lereno

O Lar Dª Maria Clarisse e Lereno é uma estrutura residencial para idosos que acolhe pessoas idosas que se encontram impossibilitadas de permanecer nos seus domicílios.

Com uma capacidade para 80 utentes, assegura serviços permanentes e adequadas a cada utente, que satisfaçam as suas necessidades de subsistência e existência em termos de dignidade humana, contribuindo assim para o normal desenvolvimento do processo de envelhecimento e para o evitar da sua regressão.

A Santa Casa da Misericórdia de Coruche preocupa-se em adequar o plano de trabalho das equipas às necessidades dos utentes e dinamizar uma oferta de atividades, de forma a combater a inatividade promovendo um não agravamento da dependência física e cognitiva dos utentes. Fazem parte do plano anual de atividades:

- A celebração das datas festivas e aniversários;

- As sessões semanais regulares de estimulação cognitiva, de gerontopsicomotricidade, de adaptação ao meio aquático;

- Participação em ateliers temáticos;

- Visitas ao Mercado;

- Animação Sociocultural;

- Canteiro sensorial;

Os utentes realizam ainda atividades autónomas, não dirigidas, preparadas e estimuladas pelos técnicos (caderno de estimulação, manualidades, caminhadas pela herdade, jogos de mesa, deslocações à vila de Coruche).

As refeições dos utentes são feitas na cozinha central a partir de ementas definidas pelo Nutricionista, primando pela qualidade e diversidade e integram também uma opção de dieta, respondendo às necessidades específicas.

Todos os dias o Lar tem como meta a melhoria da qualidade dos serviços prestados, neste contexto a intervenção específica no âmbito das Demências pretende-se que seja o grande projeto a implementar.