O Lar D.ª Maria Clarisse e Lereno foi inaugurado a 12 de Junho de 1982, na Herdade do Monte da Barca, espaço onde previamente tinha funcionado o Colégio de Apoio à Deficiência. É uma estrutura residencial para pessoas idosas que já não possuem condições para permanecer nos seus domicílios.
Tem como missão contribuir para o seu bem-estar biopsicossocial dos idosos através da prestação de um serviço cuidado e personalizado que garanta a satisfação das necessidades básicas da vida diária e de conforto de cada utente.
A nossa equipa multidisciplinar (Psicomotricista, Psicólogo e Animador Sociocultural) baseia a sua intervenção no conceito de envelhecimento ativo, desenvolvendo para tal, diversas atividades em grupo e individuais com o objetivo de evitar o isolamento e estagnação do utente e procura estimular as suas capacidades físicas, cognitivas e sociais.
Os utentes dispõem de atendimento médico semanal e de cuidados de enfermagem diários, têm acesso a sessões de adaptação ao meio aquático nas piscinas municipais e a actividades lúdicas com carácter de entretenimento. São dinamizados passeios e visitas ao exterior em conjunto com os utentes das outras valências da Santa Casa, com o objectivo de alargar o relacionamento interpessoal para além do universo residencial.
Proporcionamos acompanhamento espiritual semanal através da celebração semanal da Missa na Capela da Herdade e da organização de momentos de oração e de experiências relacionadas com datas festivas religiosas.