SERVIÇOS DE APOIO

Os Serviços de Apoio são constituídos pelos Serviços Administrativos, Cozinha, Lavandaria e Viaturas, serviços estes que dão um apoio importante às Valências nas suas actividades diárias.

A restruturação que se tem feito ao longo destes últimos anos, em particular no ano de 2018 com a redistribuição de responsabilidade no acompanhamento da Lavandaria que passou a ficar sob a responsabilidade da Directora Técnica da Unidade de Cuidados Continuados, tem permitido melhorias substanciais na prestação dos serviços aos Utentes e Valências.

servicos apoio

Serviços Administrativos
Os serviços administrativos gerem a documentação administrativa, contabilística e processual de todas as Áreas desta Santa Casa e dão apoio directo à Senhora Provedora e à Mesa Administrativa, nas diversas necessidades que vão surgindo diariamente.
A equipa de Coordenação integra a equipa dos Serviços Administrativos e é a ela que compete acompanhar o dia-a-dia das várias actividades existentes, sejam elas na Área Social, Património ou Saúde e implementar os planos de acção sectorial que estão definidos.
É nos Serviços Administrativos que se produz informação de Gestão que permite analisar e perceber as mais diversas actividades da Santa Casa e que dão suporte à decisão das equipas técnicas.

Nesta área propõe-se para 2019:
- Implementar um sistema de Digitalização Documental para todos os documentos que são recebidos e produzidos na Santa Casa;
- Continuar a melhoria no apoio às Valências e tentar encontrar soluções que permitam facilitar a gestão corrente destas.

Cozinha Geral
A Cozinha fornece refeições para todas as valências da Santa Casa e funciona no edifício do Lar “Maria Clarisse de Lereno”.

Para 2019, a Mesa Administrativa pretende:
- Manter a confecção de ementas gerais pelo Nutricionista, primando pela qualidade e diversidade;
- Continuar a integrar na ementa geral a opção de dieta;
- Atender a necessidades específicas de dietas, mantendo a qualidade.

Lavandaria
A Lavandaria funciona como espaço centralizado de tratamento de roupas dos utentes da Santa Casa.

Os objectivos para 2019 consistem em:
- Continuar a organização dos recursos humanos implementada nos anos anteriores;
- Continuar a acompanhar as necessidades de manutenções existentes de modo preventivo, tentando minimizar o não funcionamento das máquinas com todos os constrangimentos que esta situação causa;
- Manter o cuidado no tratamento da roupa e garantir a entrega atempada.

Viaturas
O serviço de apoio - Viaturas é responsável pela gestão da frota automóvel de toda a Santa Casa, acompanhando todas as necessidades existentes, controlando as manutenções necessárias e propondo as devidas correcções, para uma gestão eficaz dos recursos disponíveis.
O serviço é composto por 11 viaturas (inclui 1 tractor), que dão apoio às Áreas Sociais, Saúde e de Serviços da Santa Casa.

Nesta área a Mesa Administrativa propõe:
- Rentabilizar os recursos disponíveis;
- Garantir o adequado acompanhamento do estado das viaturas para prolongar o seu tempo útil.